Páginas

Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Como controlar um temperamento explosivo

Uma adolescente perdendo a calma
 AJUDA PARA A FAMÍLIA | JOVENS

Como controlar um temperamento explosivo

00:00
06:18

O DESAFIO

“Eu gritei com a minha irmã e abri a porta com tanta raiva que o gancho atrás da porta furou a parede. Aquele buraco era um constante lembrete do quanto eu tinha sido infantil.” — Diana. *
“Eu gritei: ‘Você é um péssimo pai!’ e bati a porta. Mas antes de a porta fechar, vi a tristeza no rosto dele e imediatamente quis voltar atrás e engolir o que eu tinha dito.” — Laura.
Se você acha que tem algo em comum com Diana e Laura, este artigo pode ajudar você.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Acessos de raiva prejudicam sua reputação. “Eu achava que os outros tinham que aceitar meu gênio forte”, diz Bianca, agora com 21 anos. “Mas então percebi o quanto as pessoas ficam ridículas quando perdem o controle e me dei conta de que era assim que os outros me viam!”
A Bíblia diz: “Quem prontamente se irar cometerá tolice.” — Provérbios 14:17.
Duas pessoas fugindo de um vulcão em erupção
As pessoas evitam alguém com temperamento explosivo assim como fugiriam de um vulcão em erupção
Perder a calma pode levar outros a se afastarem de você. Daniel, de 18 anos, diz: “Quando perde a cabeça, você também perde sua dignidade e o respeito dos outros à sua volta.” Elaine, também de 18 anos, concorda: “Um temperamento explosivo não atrai ninguém, só espanta as pessoas.”
A Bíblia diz: “Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira.” — Provérbios 22:24 (Nova Versão Internacional).
Você pode melhorar. “Nem sempre você consegue evitar os sentimentos que uma situação provoca em você”, diz Sara, de 15 anos, “mas você consegue controlar como expressa esses sentimentos. Você não precisa explodir.”
A Bíblia diz: “Melhor é o vagaroso em irar-se do que o homem poderoso, e aquele que controla seu [temperamento], do que aquele que captura uma cidade.” — Provérbios 16:32.

 O QUE VOCÊ PODE FAZER

Estabeleça um alvo. Em vez de dizer “é assim que eu sou”, procure melhorar sua atitude. Estabeleça um período de tempo para isso — talvez seis meses. Nesse período, anote seu progresso. Cada vez que perder a calma, escreva (1) o que aconteceu, (2) como você reagiu e (3) como você deveria ter reagido — e por quê. Daí, procure agir dessa forma na próxima vez que algo irritar você. Dica: também anote quando você se sai bem. Escreva sobre a sensação boa que você tem quando consegue se controlar. — Princípio bíblico: Colossenses 3:8.
Espere antes de agir. Quando alguém ou alguma coisa irrita você, não diga a primeira coisa que vem à mente. Em vez disso, espere. Respire fundo, se necessário. “Respirar fundo me dá tempo para pensar antes de eu fazer ou dizer alguma coisa de que me arrependa depois”, diz Erik, de 15 anos. — Princípio bíblico: Provérbios 21:23.
Coloque-se no lugar da outra pessoa. Às vezes, você talvez se irrite porque só consegue enxergar um lado da história — o que afeta você. Tente ver o outro lado. “Mesmo que alguém tenha sido realmente rude”, diz uma jovem chamada Jéssica, “sei que, em geral, existe alguma explicação para isso, e isso me ajuda a ser um pouco mais compreensiva.” — Princípio bíblico: Provérbios 19:11.
Se necessário, afaste-se. A Bíblia diz: “Retira-te antes de estourar a altercação.” (Provérbios 17:14) Como esse texto aconselha, às vezes é melhor simplesmente se afastar de uma situação potencialmente explosiva. Se você voltar a pensar no assunto e ficar remoendo o que aconteceu, sua raiva só vai aumentar. Em vez disso, faça alguma atividade física. “Descobri que fazer exercícios alivia meu estresse e me ajuda a não perder a cabeça”, diz uma jovem chamada Danielle.
Entenda que às vezes é melhor esquecer o assunto. A Bíblia diz: “Ficai agitados, mas não pequeis. Falai no vosso coração . . . e ficai quietos.” (Salmo 4:4) Repare que não há nada de errado em se sentir irritado. Mas e depois? “Se você deixa que outros tirem você do sério”, diz um jovem chamado Lucas, “isso faz com que eles tenham poder sobre você. O melhor é ser maduro e esquecer o assunto.” Se fizer isso, você vai controlar sua raiva, em vez de deixar que ela controle você.

Um comentário:

Anônimo disse...

NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15

Poderá Gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...