Páginas

Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

quarta-feira, 26 de março de 2014

ALGUMAS DICAS PARA TRABALHAR COM ALUNO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL

ALGUMAS DICAS PARA TRABALHAR COM ALUNO PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL

   GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO AQUI O MEU TRABALHO COM O ALUNO EDUARDO QUE É PORTADOR DE PARALISIA CEREBRAL, PARA QUEM NÃO SABE HÁ VÁRIOS TIPOS DE PARALISIA CEREBRAL, OU MELHOR, GRAUS DE COMPROMETIMENTO, DOS MAIS LEVES AOS MAIS GRAVES. HÁ CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL QUE POSSUEM HABILIDADES SUFICIENTE PARA SEREM ALFABETIZADAS, OUTRAS TEM CAPACIDADE DE FALAR, MAS NÃO TEM COORDENAÇÃO PARA A ESCRITA E EXISTEM AS QUE NÃO TEM CONDIÇÕES NEM PARA A FALA, NEM PARA A ESCRITA. 
É PRECISO ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO. PRIMEIRAMENTE É PRECISO SABER QUE OS PORTADORES DE PARALISIA CEREBRAL POSSUEM UM TEMPO DE RESPOSTA DIFERENTE DO NOSSO, MAIS LENTO.
É PRECISO QUE VOCÊ ESTEJA ATENTA (o), A UM SORRISO, UMA RECLAMAÇÃO, MOVIMENTOS CORPORAIS, AUMENTO DA TENSÃO, PEQUENOS MOVIMENTOS DOS DEDOS DAS MÃOS OU DOS PÉS, ABERTURA DA BOCA, O JOGAR-SE PARA TRÁS, CARETAS, QUALQUER TIPO DE SINAL DEVE SER CALOROSAMENTE RECONHECIDO. ESTAR ALERTA ÀS TENTATIVAS DE COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADAS E MELHOR COMPREENDIDAS SOCIALMENTE. EXISTE HOJE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, EM QUE A CRIANÇA É ESTIMULADA ATRAVÉS DE FIGURAS, COMO MOSTRAR UMA FIGURA DE UM TRAVESSEIRO PARA MOSTRAR QUE É HORA DE DORMIR, MOSTRAR UMA BOLA PARA MOSTRAR QUE É HORA DE BRINCAR E ASSIM POR DIANTE. MAS NO CASO DO EDUARDO O GRAU DE COMPROMETIMENTO DELE É SEVERO, ENTÃO SERIA MAIS DIFÍCIL TRABALHAR COM ESSAS FIGURAS, POIS ESTE É UM TRABALHO QUE TEM QUE SER FEITO POR VASTOS PERÍODOS E EM CASA ELE TAMBÉM TERIA QUE ESTAR SENDO FEITO PARA QUE A COMUNICAÇÃO FOSSE UMA SÓ. O QUADRO DELE É DE PARALISIA CEREBRAL, EVOLUINDO COM ATRASO NEURO PSICOMOTOR, APRESENTA DISTÚRBIO DE AQUISIÇÃO NA LINGUAGEM E DISFAGIA OROFARÍNGEA, RESUMINDO ELE NÃO FALA, NÃO ANDA E TEM UM SÉRIO COMPROMETIMENTO MOTOR.
A COMUNICAÇÃO ESTIMULA A APRENDER FORMAS DE INDICAR DESEJOS MAIS APROPRIADOS E MELHOR COMPREENDIDOS SOCIALMENTE, ASSOCIE AÇÕES COM OBJETOS. ESTIMULE A CRIANÇA A FAZER ESCOLHAS VISUAIS, OLHANDO EM DIREÇÃO DAQUILO QUE ELE QUER. MOSTRE AS OPÇÕES DE FORMA CLARA E SIMPLES EVITANDO A FALA EXCESSIVA PARA NÃO DISTRAIR A CRIANÇA, E SEMPRE DE MANEIRA DIVERTIDA E SEM PRESSÃO. É PRECISO PACIÊNCIA, POIS A RESPOSTA NÃO É IMEDIATA. ALGUMAS VEZES A CRIANÇA NÃO ESTARÁ DISPONÍVEL NAQUELE MOMENTO, CONTORNE A SITUAÇÃO SEM DEMONSTRAR FRUSTRAÇÃO, POIS A INTENÇÃO É ESTIMULAR E ENCORAJAR.
QUALQUER COMUNICAÇÃO DEPENDE FUNDAMENTALMENTE DE UM VÍNCULO AFETIVO.
FAÇA UMA PREPARAÇÃO LÚDICA PARA CRIAR UMA COMUNICAÇÃO, EU CRIEI UM MODO DIFERENTE UTILIZANDO A IDEIA DA PRANCHA DE COMUNICAÇÃO ADAPTANDO PARA FACILITAR A MINHA COMUNICAÇÃO COM O EDUARDO. TIREI FOTOS DELE NO TANQUE DE AREIA BRINCANDO, NA HORA DO LANCHE E FAZENDO ATIVIDADES. ESSAS FOTOS ESTÃO IMPRESSAS EM UMA FOLHA DE SULFITE A4 COM UMA GRAMATURA MAIOR PARA MAIOR DURABILIDADE, CONTACTEI AS FOTOS E ELAS ESTÃO EM UM PAINEL NA SALA DE AULA, USO-AS PARA MOSTRAR AO EDUARDO PARA ELE SE LOCALIZAR, QUANDO VOU FAZER ATIVIDADE COM ELE EU MOSTRO PRIMEIRO A IMAGEM DELE FAZENDO ATIVIDADE PARA QUE ELE ASSOCIE QUE ESTÁ NA HORA DA ATIVIDADE.
SEGUE ABAIXO AS FOTOS:

Nenhum comentário:

Poderá Gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...