PROJETO PORTUGUES –
TURMAS EM LIBRAS
Titulo: Projeto de
Leitura
Tema: “Ziraldo e seus
Amigos” na Educação de surdos
Justificativa:
Quanto
melhor uma criança lê,
mais ela gosta de ler; quanto mais hábil na
leitura, mais autonomia tem para buscar os livros
como fonte de conhecimento e prazer, tratando-se
de crianças surdas isto fica mais
evidente, quanto a necessidade ao acesso do conhecimento
através dos livros. Tudo pode ganhar sentido
através da língua de sinais: um
conto
de fadas, o enunciado de
um exercício de matemática, uma
pintura clássica, um verbete de
um dicionário,
uma explicação sobre o que é o tempo.
Com este
projeto apresentamos algumas possibilidades
de trabalho em sala de aula e
em casa
querendo que a nossas crianças surdas aprenda a
gostar de ler. Estamos certos de que é
tarefa institucional da escola garantir que
seus educandos se tornem usuários efetivamente
hábeis
do sistema de representação escrita, pois saber ler e
escrever é condição indispensável ao
exercício pleno
da cidadania para os surdos.
Não se forma
bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os
textos. Há
inúmeras
maneiras de fazer isso. O importante é que
o material escrito apresentado às crianças
surdas seja
interessante e desperte a curiosidade das mesmas.
A partir da leitura das obras de Ziraldo,
que é consagrado, pode-se desenvolver
atividades
que motivem a criança surda para a criação de
textos. Além disso, a análise e
observação de
ilustrações que compõem as obras e outras que
tratem do mesmo tema podem
servir de modelo
para que os educandos surdos produzam as ilustrações para os textos de sua
autoria, vivenciando,
assim, a experiência do processo de criação
de um livro.
Publico Alvo: Alunos Surdos da 2ª e 3ª série: turmas em LIBRAS 3ª série
de Ouvintes.
Objetivos Gerais:
Incentivar a leitura e o contato
com os livros desde cedo.
Tornar a leitura um ato
prazeroso.
Possibilitar a
integração dos pais com os filhos surdos através do
projeto de leitura, para que se torne um hábito
familiar.
Estimular os educandos surdos a
participar ativamente da ciranda de livros;
•Desenvolver o
hábito de leitura
Interpretar e analisar textos
em LIBRAS;
Produzir textos em linguagem não-verbal;
Sensibilizar o
educando surdo para os problemas sociais;
Mostrar e
conhecer as diferentes formas de representação textual;
Sensibilizar o educando surdo para a relação entre
fantasia e realidade na construção do
texto.
texto.
Objetivos Específicos:
Identificar o objetivo
de um texto e o público
a que se destina;
Compreender e empregar alguns
mecanismos de coesão textual; entender o uso da
vírgula para isolar uma explicação;
vírgula para isolar uma explicação;
Entender o uso de
sinais de pontuação e as implicações de sentido; observar e
entender a
organização de textos em parágrafos;
organização de textos em parágrafos;
Entender o uso
da letra inicial maiúscula em algumas situações;
Produzir um texto
descritivo
para compor um álbum sobre personagens dos livros de
Ziraldo;
Ziraldo;
Apresentar através
da LIBRAS um personagem, como se fosse
o próprio personagem;
Produzir um texto informativo
para montar um painel coletivo
sobre a vida e a obra do
escritor Ziraldo.
escritor Ziraldo.
Incentivar os
educandos surdos a escolherem uma história
de Ziraldo que gostariam de
ouvir;
ouvir;
Desenvolver o
hábito e o prazer pela leitura;
Levar o educando surdo à
análise e à compreensão das idéias do
autor e a buscar no texto os elementos básicos e
os efeitos de sentido; •
Utilizar e reconhecer os mais
diversificados tipos de textos;
Estabelecer relações
entre o que se lê e as experiências pessoais;
Desenvolver a
língua de Sinais (sinalização) e
escrita da Língua Portuguesa;
Ampliar o
vocabulário em LIBRAS e português;
Desenvolver a
criatividade, a expressão facial e corporal.
Pesquisa e
seleção de livros, pela equipe responsável, sobre diversos
temas;
Leitura
pela equipe responsável dos livros selecionados;
Leitura coletiva da
obra pela professora e educandos;
Leitura Sinalizada
dialogada, em sala de aula, semanalmente;
Pesquisa de vocabulário;
Discussões circulares, debates
sinalizados;
Pesquisa em grupo
sobre a influência de diversas culturas
brasileira: vestimentas, danças,
folclore, artes religião, língua, culinária.
folclore, artes religião, língua, culinária.
Levantamento de
dados e seleção de material para confecção de
cartazes sobre o assunto .
Exposição do material pesquisado na
biblioteca da escola; Intertextualidade com outros textos que
tratem do mesmo tema (filmes, músicas, pinturas, esculturas, etc);
•Produção
de textos coletivos e individuais;
Reescrita de textos
após correção
Produção
de textos não-verbais a partir da observação e análise
de modelos
Aplicação das
técnicas de artes plásticas;
Produção
de livro com a coletânea de textos escritos pelos alunos;
Diagramação, formatação e
impressão do livro.
Contato com diferentes tipos de textos:
práticos, Informativos, literários , científicos,
contos, receitas, poesias, etc;
contos, receitas, poesias, etc;
Preenchimento da
ficha de leitura;
Uso da “caixinha
de perguntas” (perguntas relacionadas com o que se leu);
Leitura
“gratuita”, ou seja, o aluno lerá para
si mesmo, sem outra finalidade senão a de
sentir como pode ser bom entregar-se à leitura;
sentir como pode ser bom entregar-se à leitura;
Participação da família respondendo aos questionários sobre o projeto,
participando e
incentivando à leitura;
incentivando à leitura;
Visitas constantes
à biblioteca;
Dramatizações;
Produção e
reescritura de texto;
Representação artística
de temas encontrados nos livros (origâmi, modelagem,
pintura,
música, etc.);
música, etc.);
Saral da Leitura
em Libras;
Conhecendo
a biografia de alguns autores como: Ziraldo, Ruth
rocha, entre outros.
Cronograma
Período
Atividades
Atividades
Abril
Maio
Junho
Julho
Avaliação (objetivos alcançados)
A avaliação será realizada
durante todo o processo, pois dela dependem os passos
seguintes e os
ajustes, aproveitando as próprias situações
de aprendizagem.
O processo é
avaliado no decorrer das atividades em sala de
aula, observando a
participação,
envolvimento, criatividade, relacionamento, cooperação
dos educandos surdos.
No final do ano letivo, será
realizada, na escola, uma noite para o lançamento dos
livros e socialização do trabalho realizado,
com a participação dos educandos surdos, pais, funcionários,
coordenadores, direção pedagógica e administrativa, enfim,
toda a comunidade
escolar.
Referencias Bibliográficas
GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: Linguagem e Cognição Numa Perspectiva Sócio-
Interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo.
São Paulo: Plexus, 2001.
Propositura para a Educação de surdos em Santa Catarina: Uma Leitura em Construção -
Fórum em Defesa dos Direitos dos Surdos - 22/11/2000.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1997.
GOLDFELD, Márcia. A Criança Surda: Linguagem e Cognição Numa Perspectiva Sócio-
Interacionista. São Paulo: Plexus, 1997.
SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de Sentidos na Escrita do Aluno Surdo.
São Paulo: Plexus, 2001.
Propositura para a Educação de surdos em Santa Catarina: Uma Leitura em Construção -
Fórum em Defesa dos Direitos dos Surdos - 22/11/2000.
QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: Aquisição da Linguagem. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1997.
http://libraseducandosurdos.blogspot.com/
ATIVIDADES DE PROTUGUÊS:
Leitura dos livros escolhidos pelos professores de turma;
Interpretação das histórias (sinalizada);
Preenchimento da
ficha de leitura;
Contação
de Historia pela instrutora Surda;
Re-conto
pelos alunos;
Re-escrita
da história pelos alunos (grupo e individual);
Produção
de textos coletivos e individuais;
Selecionar alguns
aspectos gramaticais dos textos;
ATIVIDADES DEMATEMÁTICA:
Montar uma Linha do tempo com os anos de lançamento dos livros do Ziraldo;
Pesquisar o numero de
coleções de livros escrito pelo autor;
Criar situações problemas relacionando
com o numero de livros lidos, números de
paginas, entre outros;
paginas, entre outros;
Construir gráficos
com o numero de livros em cada coleção que
Ziraldo escreveu.
Analisar o sistema
de medida utilizada pela empresa Água de Joinville
(responsável pelo tratamento das águas na cidade).
ATIVIDADES DE GEOGRAFIA
Procurar no mapa
do Brasil onde fica a cidade que
Ziraldo nasceu, onde fica a casa dele
atualmente, a filmagem do filme “Menino Maluquinho”;
atualmente, a filmagem do filme “Menino Maluquinho”;
Analisar as
cenas das filmagens (zona rural, ou
urbana), tipos de paisagens;
Observar e relatar os
mais diversos ambientes que aconteceram as histórias.
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
Utilizando a história
“O menino da Lua”, mostrar o Sistema
Solar através das imagens
do livro;
do livro;
Trabalhar com as
características de cada Planeta, (leitura das imagens sinalizada);
Assistir um vídeo sobre a
criação do universo; (sinalizar);
Interpretação
e reprodução de uma maquete do sistema solar pelo
grupo de alunos. través da leitura do livro
“Viva a Água”, desenvolver atividades relacionadas com o corpo
humano; consumo conscientizado,
importância da água para o planeta, poluição da água, e
meio ambiente, prejuízos para a civilização;
Pesquisa a
História dos Livros;
Montar um painel com imagens
e reportagens pesquisadas pelas crianças e família; Pesquisa
em grupo sobre a influência de diversas culturas
brasileira: vestimentas, danças, folclore, artes religião, língua, culinária.
ATIVIDADES DE ARTES
Construção dos personagens das histórias,
utilizando sucatas;
Montagens dos Painéis das
reproduções das caricaturas de Ziraldo.
Construção de Maquetes.
ETAPA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
PRIMEIRAETAPA
Assistir ovídeocom o Autor Ziraldo:
Assistir ovídeocom o Autor Ziraldo:
Este
vídeo o autor apresenta seu estúdio, onde ele
escrever seus livros e coleções de
livros; Como e onde são produzidos os livros que escreve;
livros; Como e onde são produzidos os livros que escreve;
Como desenhar o
Menino Maluquinho;
Os livros que mais
venderam e o que ele mais gosta.
Discussões, debates
sinalizados entre a Instrutora (Profª. Surda) e os alunos
surdos, com o auxilio das Profª. Ouvintes).
OBSERVAÇÃO: Todo o vídeo será interpretado em Língua de Sinais para os alunos surdos, pela
professora Laura (Interprete e professora Bilíngüe).
SEGUNDA ETAPA
Apresentar a história“Ritanão Grita” – Rute Rocha.
Contação
da História em LIBRAS, pela Instrutora (Profª. Surda);
Contextualização dos
fatos pelas profª. em LIBRAS
Interpretação da história (atividades no quadroRe-conto
da história pelos alunos (sinalizados);construção
da Personagem com folhas de jornal e
TERCEIRA ETAPA
Assistir o Filme “Menino Maluquinho” do Autor Ziraldo:
OBSERVAÇÃO: Todo o vídeo será interpretado em Língua de Sinais para os alunos surdos.
Discussões, debates sinalizados entre a Instrutora (Profª. Surda) e os alunos surdos, com o
auxilio das Profª. Ouvintes).
QUARTA ETAPA
Apresentar a história “Beto Baguncinha” – Flávia Muniz
Contação da História em LIBRAS, pela Instrutora (Profª. Surda);
Contextualização dos
fatos pelas profª. em LIBRAS;
Interpretação da história (atividades no
quadro);
Re-conto
da história pelos alunos (sinalizados);
QUINTA ETAPA
Apresentar o filme e a história de “FICTS” – Ziraldo.
Contação da História
em LIBRAS, pela professora;
Contextualização dos
fatos pelas profª. em LIBRAS;
Interpretação
da história (atividades no quadro);
Re-conto
da história pelos alunos (sinalizados);
Construção de
um painel com objetos que possa ser da cor Ficts;
Utilizar fantoches
confeccionados com sucatas para simbolizar as cores
no momento da
dramatização da história (é uma historia com situações abstratas e de difícil compreensão
para os alunos surdos). Será necessário um vivencia com cores para depois começar a
ensaiar o teatro.
dramatização da história (é uma historia com situações abstratas e de difícil compreensão
para os alunos surdos). Será necessário um vivencia com cores para depois começar a
ensaiar o teatro.
SEXTA ETAPA
Apresentar a história, “Azul e Lindo: Planeta Terra, nossa casa” – Rute Rocha.
Contação da História em LIBRAS, pela professora e pela Instrutora (Profª. Surda);
Contextualização dos
fatos pelas profª. em LIBRAS
Interpretação da história (atividades no quadro);
Re-conto
da história pelos alunos (sinalizados);
Construção de
uma maquete com o Planeta Terra, cuidados com o Meio Ambiente
Interpretação da história (atividades no quadro Re-conto
da história pelos alunos (sinalizados);construção
da Personagem com folhas de jornal e
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