Escrito por VITORIO Dom, 06 de Novembro de 2011 08:13
PROJETO 1ª NOITE CULTURAL ESPANHOLA
Professora: Eliane A. Andrade Silva
ESCOLA ESTADUAL “SIDNEY CESAR FÜHR
PROJETO: 1ª NOITE CULTURAL
ESPANHOLA
DIRETOR: Manoel Santos da Silva
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Marília
França Loiola
PROFESSORA:
Eliane Andrade de Araujo Silva
TURMA:
1º, 2º e 3º ano do ensino médio
Cotriguaçu-MT, 04 de
abril de 2011
- JUSTIFICATIVA
A Língua castelhana ou língua espanhola é o nome dado
a uma língua romântica originária da Espanha e que hoje é a língua mais falada
das Américas. O idioma castelhano tem esse nome por ser originário de Castela.
Junto com o inglês é a língua ocidental que possui mais falante.
O ensino da língua estrangeira nas escolas públicas
está sendo cada vez mais defendida pelos estudiosos da área. Pesquisas mostram
que ao estudar outra língua, o educando é conseqüentemente exposto a visões
diferentes de sua própria cultura, ampliando o seu conhecimento de mundo e
tendo a oportunidade de interpretar o mundo de diferentes formas. É importante ressaltar que, ao se estudar uma
segunda língua, novos conhecimentos sobre a língua materna são
assimilados.
Segundo os PCNs (BRASIL, 1998, p. 28-29), isso ocorre
porque a aprendizagem de uma língua estrangeira permite “aumentar o
conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna,
por meio de comparações com a língua estrangeira em vários níveis.
Partindo deste pressuposto, a elaboração e
desenvolvimento do projeto "1ª NOITE CULTURAL ESPANHOLA" se faz necessário,
pois o mesmo propiciará o desenvolvimento da expressão corporal, oral e
cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos),
coreografias, músicas, poesias e a parte da gastronomia, além de proporcionar
aos educandos o desenvolvimento das quatro habilidades da língua estrangeira
que são: ler, escrever, falar e ouvir.
- OBJETIVO GERAL
Realizar festival de Língua
Espanhola envolvendo atividades culturais.
- OBJETIVO ESPECÍFICO
*
Cantar em língua espanhola;
* Declamar poesias em língua espanhola;
* Dramatizar uma peça teatral em língua
espanhola;
* Preparar pratos típicos das culturas da
Argentina e da Espanha;
* Dançar as danças típicas da Argentina
(Tango) e as Espanha (Flamenco);
- CONTEÚDOS
· Danças
Tango e Flamenco;
· Músicas
espanholas;
· Teatro
infantil (Caperocita Roja);
· Poesias
em espanhol;
· Hino
Nacional da Espanha e Argentina;
· Bandeiras
dos países;
· Comidas
típicas.
- ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Através de pesquisas
os alunos conhecerão os países, os quais servirão de base pra o desenvolvimento
do projeto. Os alunos serão dívidos em duas equipes e escolherão os países que
irão pesquisar (Argentina e Espanha). Feito isto, irão em equipes dividir os
trabalhos entre os membros da mesma. Deverá cada equipe apresentar uma música,
um teatro, comidas típicas, uma dança, hinos nacional dos países e bandeira.
- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A partir do
envolvimento dos alunos nas atividades propostas durante as aulas e nas
apresentações que realizarão.
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PCNS - BRASIL, 1998, p. 28-29
Autora : Eliane Andrade de Araujo Silva
Montagem: Vitorio Helatczuk
3 comentários:
Oi Alzira, eu simplismente adorei a sua ideia. Vou copiála de forma simplificada e trabalhar com os meus alunos na próxima feira cultural da minha escola. A credito que vai ser um sucesso!PARABÉNS!!!
olá Alzira, boa noite.
Eu amei a ideia do projeto, e como trabalho com as mesmas turmas , vou copiá-lo fazendo algumas adaptações de acordo como perfil dos meus alunos.
Obrigada, e pode ter certeza que postarei fotos dos resultados.
Vou analisar o projeto e espero aproveitar as suas ideias! Muchas Gracias!
!
Postar um comentário