FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerando
que o jornal abre um grande leque de assuntos pertinentes na sociedade,
aborda temas diversificados ele não deixa de ser interdisciplinar, pois
compara opinião de notícias junta as disciplinas num só objetivo. Como
resumem Santos e Pinto, ( p.142 ano 2007)
“O
jornal escolar, juntamente com outras formas e canais de expressão,
pode ser um espaço importante de os alunos tomarem a palavra e darem a
conhecer o que acham e significativo ou que precisam; tomarem públicas
as suas inquietações, seus desejos, seus sonhos trazerem ao debate os assuntos quentes, desenvolverem as distintas linguagens gráficas etc...”
Tomada a decisão por trabalhar com o jornal veio a possibilidade de expandir e ensinar as características de cada gêneros textual. De acordo com Bernard Sheiwly e Joaquim Dolz
“O
trabalho com um gênero é o resultado de uma decisão didática que visa
proporcionar ao aluno conhece-lo melhor, aprecia-lo ou compreende-lo pra
que ele se torne capaz de produzi-lo na escola ou fora dela”.
Dessa forma estaremos valorizando o conhecimento prévio do aluno conduzindo-o a norma culta , fazendo ele tirar proveito na vida, dentro e fora da escola , estaremos também proporcionando a oportunidade de fazer bom leitores, é o nosso papel enquanto professor . Segundo Irandi Antunes.
“O
ensino da gramática na escola precisa ir além, significa estimular a
leitura, a escrita e a exploração da oralidade, ampliar ao repertório
dos alunos sobre assuntos e temas diferentes, estudar as propriedades
das mensagens e explorar os comportamentos lingüísticos, abordando as
funções do emissor, o receptor, a situação e a linguagem com seus
devidos papeis”.
JUSTIFICATIVA
Tendo
em vista a falta de hábito pela leitura, escrita e leitura de
diferentes gêneros e tipos textuais dos nossos alunos faz-se necessário à
realização desse projeto jornal na escola com o objetivo de despertar o
interesse pela leitura e escrita e possibilitando os alunos a ter
contato com meios de informatização existente ,reconhecendo seu papel
como criadores e avaliadores do seu trabalho.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar
aos alunos o contato e a leitura de diferentes gêneros textuais
produzidos por eles, e a realização do trabalho em equipe, promovendo a
leitura ágil e atraente.
BJETIVO ESPECÍFICO
Criar momentos para troca de opiniões.
Proporcionar leitura e produções de diversos tipos e gêneros textuais e literários.
Possibilitar o contato com diversos tipos de jornais de impressão de jornal.
Criar oportunidade de interação da comunidade escolar
Desenvolver trabalho em equipe salientando a importância do trabalho coletivo. Escolar.
Propiciar aos alunos e professores e demais profissionais da escola, o
acesso à cultura, informação, estimulando a leitura.
METODOLOGIA
No
primeiro momento serão apresentados e debatidos em sala de aula alguns
temas polêmicos e de interesse dos alunos noticiar e opinar,
fundamentando assim as variedades de gêneros e tipos textuais, surgindo
então vários argumentos.
No
segundo momento trabalharemos as produções de textos informativos
através de entrevista, pesquisas dentro e fora de sala, com aulas
dialogadas e expositivas. A partir daí a elaboração do jornal com várias
notícias acontecimentos atuais e da comunidade escolar, visando o
público alvo que terá conhecimento das informações através do jornal.
PROFESSORAS ENVOLVIDAS NO PROJETO
Verediana Vieira Keller
Maria Goretti Antonelo
CRONOGRAMA DAS AÇÕES
1º EDIÇÃO
- Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
- Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
- Venda e sorteio dos brindes.
- Abril- 2010.
2ª EDIÇÃO
- Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
- Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
- Venda e sorteio dos brindes.
- Julho-2010.
3ª EDIÇÃO
- Produção de diversos gêneros com os alunos em sala, leitura correções e seleções do que foi produzido para a publicação.
- Digitação, organização dos conteúdos já selecionados.
- Venda e sorteio dos brindes.
- Dezembro-2010.
CONTEÚDOS:
Gêneros textuais
- Textos dissertativos, narrativos e descritivos:
- Produção e leitura de diferentes gêneros textuais
- Pesquisas e entrevistas
- Atividades de português
- Música
- Publicação de notícias
- Classes gramaticais
- Ortografia
- Produção de texto
- Leitura
- Coerência e coesão concordância verbal e nominal.
- Editorial
RECURSOS
- Lápis
- Borracha
- Lousa e giz
- Variedades de jornais já impressos e livros para pesquisa
- Computador
- Impressora
- Grampeador rifas e brindes
- Dicionários
- Internet
- Máquina fotográfica
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será contínua durante todo o projeto. Será avaliada a
criatividade, participação dos alunos no desenvolvimento das atividades
que farão parte do jornal.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
“Para ler e fazer o jornal em sala de aula” Maria Alice Faria , Juvenal Zanchetta Jr Pág.2007 pág.150 a 158 Revista Nova escola, editora abril pagina 40. Dolz Joaquim Shnuwly Bernarde
Irandí Antunes Livro: EAD- Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pagina 110 e 111 - Obra Organizada pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil )
Apostila , COMO FAZER O JORNAL EM SALA DE AULA , do programa salto para o futuro , exibida no canal Futura
ANEXO
1ª EDIÇÃO 2010
Autores: MARIA GORETTI ANTONELO e VEREDIANA VIEIRA KELLER
FONTE: http://nozelicamim.blogspot.com/
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