Páginas

Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ensinando as cores

Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:

- Branco: Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul. Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.
- Preto: Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina. Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.
- Cinza: É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia. Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.
- Vermelho: Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação. Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.
- Laranja: Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo. Ex: Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.
- Amarelo: É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.
- Verde: Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo. Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade, saúde, tapete de jogos.
- Azul: Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco. Ex: Frio, céu, mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.
- Roxo: Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder. Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade, doença.
- Marrom: Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez. Ex: Terra, outono, chocolate.
- Rosa: É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica. Ex: Feminilidade, delicadeza.
fonte: http://www.tantas.com.br/blog/2009/02/cores-e-seus-significados-psicologicos.html

Turma: B-3
Faixa Etária: 3 anos
Duração: 5 dias

Objetivos:
· Identificar cores e formas;
· Nomear as cores;
· Relacionar as cores com os objetos;
· Desenvolver a coordenação visual.

Conteúdo:
· Cores e formas

Estratégias:
- Tapete pedagógico cores e formas
- Trabalhar c/ tampinhas de garrafas coloridas, sorteio eles pegam uma tampinha no balde e identificam a cor; as tampinhas são espalhadas no chão e seguindo o comando eles recolhem as tampinhas na cor pedida e depois depositam no balde.
- Caixa de cores seletiva e tampinhas de garrafa onde um por um separam as tampinhas e guarda no lugar da cor correspondente;
- Cantinho da leitura: sentar em mesas redondas onde cada um c/ seu livro observavam as figuras e me falam que cor eles encontram nas figuras.
- Passeio pela escola observando os objetos e identificando as cores.
- Dia de piscina: enquanto se refrescam na piscina de plástico, jogar bolinhas coloridas e seguindo o comando pegam a bolinha na água na cor recomendada.
- Jogo da memória de cores: confeccionado em papelão
- Pinos coloridos: colocar pinos coloridos na frente deles e pedir pra cada um pegar a cor recomendada.








segunda-feira, 2 de março de 2009

Planos de aula - Tunel de caixas




Tunel de Caixas
Turma: B-3

Faixa Etária: 2 anos
Duração: Livre
Eixo: Movimento

Objetivos:
* Desenvolver a coordenação motora;
* Estimular a percepção espacial;
* Adquirir noção de direção e de localização
* Interagir enquanto brincam.

Estratégia:
* Construir um tunel c/ caixas de papelão vazias, retirando o fundo das caixas e unindo-as c/ fita adesiva. Formado o tunel as crianças poderão passar por dentro e explorar o novo caminho.

Recursos didáticos:
* caixas de papelão;
* Fita adesiva

Avaliação:
Será avaliado o interesse, participação e desenvoltura da criança

Nenhum comentário:

Poderá Gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...