Páginas

Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Projeto Família em Ação

O Projeto Família em Ação pertence ao Programa Ação Social e tem como responsável a Assistente Social da Entidade. O público alvo envolve setenta e quatro crianças, trinta adolescentes e suas famílias, público este atendido pela Entidade. Além das famílias já atendidas há também as famílias que buscam orientação social, sendo estas, também pertencentes à comunidade dos bairros de abrangência como, Jardim Paranapanema, Jardim São Fernando, Jardim Itatiaia, Vila Lemos, Jardim Baronesa, dentre outros. O Projeto é realizado de Janeiro a Dezembro de 2010 e tem como objetivo geral oferecer espaço de acolhimento e escuta. Quanto aos objetivos específicos têm como finalidade, proporcionar ao grupo familiar atendimento direcionado a partir da necessidade apresentada; orientar a demanda atendida; fortalecer os vínculos familiares; oferecer atendimento individual e grupal, realizar encaminhamento para a rede de serviços; trabalhar a importância da participação enquanto família; discutir sobre direitos e deveres enquanto membros da sociedade; proporcionar acesso a novos conhecimentos e informação e preparar o público atendido para serem agentes multiplicadores de informação na comunidade onde vivem.



Projeto Reunião de Família

O Projeto Reunião de Família pertence ao Programa Ação Social e tem como responsáveis a Assistente Social e Coordenadora da Entidade. O público alvo são as famílias das crianças e adolescentes atendidos. O período de realização das reuniões será quadrimestral e ocorrerão nos meses de Fevereiro, Julho e Dezembro de 2010. O objetivo geral do projeto é proporcionar as famílias espaço para discussão sobre o desenvolvimento dos filhos enquanto individuo. Os objetivos específicos têm como finalidade, apresentar as famílias o aproveitamento dos filhos nas atividades oferecidas; questionar as famílias sobre as mudanças que ocorreram durante a permanência na Instituição em relação a comportamento, desenvolvimento, convivência familiar e auto-estima; perceber a participação das famílias na vida dos filhos; trabalhar junto às famílias a importância dos vínculos familiares para o sucesso na educação dos filhos e destacar as melhorias que podem ocorrer a partir da participação e interesse das famílias na formação e desenvolvimento dos filhos.



Projeto Encontros e Desencontros

O Projeto Encontros e Desencontros pertence ao Programa Ação Social e tem como responsável a Assistente Social e Coordenadora da Entidade. Atinge como público alvo as famílias das crianças e adolescentes atendidas na Entidade. Os encontros serão realizados a cada bimestre nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro de 2010. O objetivo geral do projeto é oferecer espaço de discussão sobre assuntos da atualidade através de trabalho grupal com as famílias. Os objetivos específicos serão, oferecer as famílias espaço de convivência comunitária; realizar dinâmicas que enfatizam a realidade a partir das vivências na comunidade; trazer filmes que abordam assuntos baseado na convivência familiar e comunitária; provocar debate sobre o filme assistido nos encontros; orientar as famílias a construírem relacionamento aberto com os filhos; falar sobre a importância de repassar os conhecimentos e informações aos filhos; esclarecer dúvidas diversas que surgem ao longo da discussão; preparar as famílias para esclarecer possíveis dúvidas dos filhos nos diversos assuntos; oportunizar as famílias a relatarem experiências pessoais e/ ou profissionais como forma de contribuição a outras famílias; desenvolver junto às famílias visão critica enquanto cidadãos; motivar as famílias a lutarem pelos seus ideais e se reconhecerem como cidadãos, dignos de direitos e deveres; trabalhar junto às famílias para que se tornem agentes multiplicadores de informação e conhecimento na comunidade onde vivem e na sociedade em geral.




Projeto Ciclo de Palestras

O Projeto Ciclo de Palestras pertence ao Programa Ação Social e envolve como responsável Assistente Social da Entidade e palestrantes convidados. Tem como público alvo as famílias das crianças e adolescentes atendidos na Entidade e as famílias atendidas pelo Programa Viva Leite vinculado a Entidade. As palestras acontecerão entre Fevereiro e Dezembro de 2010, com a possibilidade de ocorrer a cada trimestre ou de acordo com a disponibilidade dos profissionais convidados que oferecerão as palestras, profissionais estes que trabalham na rede de serviços do município de Campinas ou seu entorno. Os assuntos a serem abordados serão sugeridos pelas famílias a partir do Projeto Encontros e Desencontros, Reunião de Família ou em qualquer outro atendimento realizado pelo Serviço Social. O Projeto tem como objetivo geral utilizar dos temas abordados nas palestras, novas ferramentas para se trabalhar questões familiares. Como objetivos específicos se destacam, proporcionar espaço para novos aprendizados e conhecimentos; abordar assuntos da atualidade ou de interesse do público alvo; trabalhar junto às famílias possíveis dúvidas relacionadas aos temas abordados; oferecer espaço para discussão grupal, envolver as famílias ao tema abordado e oferecer espaço para reflexão.



Projeto Trabalhando com a Rede

O Projeto Trabalhando com a Rede pertence ao Programa Ação Social e está sob a responsabilidade da Assistente Social e Coordenadora com a colaboração dos profissionais especificamente da área da saúde que estão dispostos a oferecer atendimento médico, odontológico, psicológico e fonoaudiológico. O público alvo do Projeto são crianças, adolescentes e famílias que são atendidos na Entidade. O objetivo geral é trabalhar junto à rede de saúde de forma que proporcione melhor qualidade de vida ao público atendido através do atendimento oferecido. Os objetivos específicos são, observar o desenvolvimento pessoal e intelectual do público atendido; orientar o público envolvido sobre a necessidade de atendimento especializado quando necessário; levantar a necessidade de encaminhamento através dos atendimentos; encaminhar para a rede de saúde; realizar discussão de caso com a rede quando necessário e acompanhar as melhorias obtidas nos atendimentos realizados pelos profissionais da área da saúde.

Nenhum comentário:

Poderá Gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...