O trabalho por projeto permite que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a sua autoria naquilo que produz por meio do estudo sobre questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e a descobrir outros conceitos que emergem no desenvolvimento do projeto. No projeto, o aluno explora, aplica, busca, interpreta informações e tem a oportunidade de recontextualizar aquilo que aprendeu, estabelecer relações significativas entre os conhecimentos, ampliando o seu universo de aprendizagem.
O aluno desenvolve competências para buscar e selecionar informações , tomar decisões , trabalhar em grupo, gerenciar confrontos de ideias, solucionar problemas, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seus pares.
O trabalho em grupo favorece ao aluno compartilhar suas descobertas, reflexões e questionamentos com seus pares, a criação de vínculos, de companheirismo e de parceria, fortalecendo com isso uma nova maneira de aprender coletiva e colaborativamente.
A teoria de Vygotsky (1989), enfatiza a importância da interação social no processo de construção das funções psicológicas humanas. O aluno aprende a partir da interação com o meio em que vive, com a realidade e com outras pessoas. Cada ser humano é ao mesmo tempo ativo e interativo.O desenvolvimento do homem resulta de um processo sócio-histórico, sendo o aprendizado de origem social e pautado na interdependência dos indivíduos envolvidos no processo, incluindo aquele que aprende e aquele que ensina e a relação que se estabelece entre eles. Para Vygotsky a linguagem constitui um sistema simbólico de desenvolvimento humano, por meio da qual ocorre a mediação entre o homem, os objetos de conhecimento e as funções mentais superiores e se formam os conceitos. A cultura fornece os sistemas simbólicos de representação do mundo e de negociação de sentidos.
O conceito de mediação é central para a compreensão da natureza sócio-histórica do desenvolvimento humano, pois Vygotsky considera que a interação humana com os objetos é sempre mediada pelos sistemas simbólicos e assim, a construção do conhecimento ocorre pela mediação cultural e não é um processo direto de ação do homem sobre o meio. O professor precisa compreender o desenvolvimento do aluno, considerando os aspectos cognitivos, sócio-históricos e emocionais para que a mediação seja feita de forma significativa.
O conceito da zona proximal de desenvolvimento ( ZPD ) da teoria de Vygotsky pode orientar a mediação do professor no processo de aprendizagem do aluno, considerando inclusive a sua historicidade. O contexto da escola, por ser essencialmente social, indica que a mediação é desempenhada tanto pelo professor, que tem a intencionalidade pedagógica, como por outros profissionais da escola, pela própria instituição, pelos colegas. Assim, todos podem aprender e ensinar uns com os outros.A mediação do professor é importante também para que os conteúdos envolvidos no projeto sejam compreendidos e sistematizados para que o aluno possa formalizar os conhecimentos colocados em ação. Desse modo, por meio da mediação, o professor pode compreender os conhecimentos que os alunos trazem do cotidiano, ajudá-los a inter-relacionar com outros conhecimentos mobilizados no projeto e chegar a construção de conhecimentos científicos, que se constitui finalidade da escola na perspectiva da formação integral do aluno. A mediação traduz na prática pedagógica do professor, a intencionalidade e o comprometimento com a qualidade de aprendizagem do aluno, favorecendo-lhe que além da experimentação, da descoberta, a sua ação seja refletida, compreendida formalizada para que atinja outros níveis de desenvolvimento e de estruturas cognitivas majorantes.Para saber mais, leia o texto Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática da Professora Maria Elisabette Brisola Brito Prado. ZPD
Articulações entre áreas....
Interdisciplinaridade
O trabalho por projeto caracteriza-se por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Para o aluno pesquisar e estudar sobre um tema, uma problemática ou questão de investigação ele precisa estabelecer relações significativas entre conhecimentos de áreas distintas. A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento de forma global, ou seja, rompendo com os limites das disciplinas. Para isto é necessário desenvolver uma postura interdisciplinar diante do conhecimento, que envolve mudança de atitude, de inclusão; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, a prática e a teoria. (FAZENDA, 1998). A transversalidade pode potencializar situações que valorizam as relações humanas e sociais mais urgentes. Trabalhar transversalmente é permitir que o aluno aprenda conteúdos disciplinares na resolução de problemas de forma contextualizada e entendendo a problemática social e as possibilidades de soluções para os problemas sociais.Para saber mais, leia o texto: Interdisciplinaridade: Refletindo Sobre Algumas Questões da Professora Maria Elisabette B B Prado. Interdisciplinaridade
Transversalidade
Interdisciplinaridade: Refletindo Sobre....
FAZENDA
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