Páginas

Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Verbos para Elaboração de Objetivos Gerais e Específicos-no Planejamento Escolar

VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS

Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância. Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.


VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO

Acentuar Contar Formular Hipótese Realizar Experiência
Adicionar Contribuir Generalizar Rebater
Agrupar Converter Grafar Receber
Analisar Cooperar Grifar Reconhecer
Andar Correr Identificar Recortar
Anotar Costurar Ilustrar Redigir
Aplicar Criticar Indicar Reduzir
Apresentar Declamar Interpretar Registrar
Arbitrar Decompor Interpretar Relacionar
Argumentar Deduzir Inventar Relatar
Armar Definir Juntar Repartir
Arremessar Demonstrar Justificar Repres. Graficamente
Assinalar Descobrir Lançar Reproduzir
Atirar Descrever Ler Resolver
Atribuir Desenhar Listar Responder
Calcular Destacar Localizar Responder
Cantar Determinar Manipular Resumir
Caracterizar Discriminar Marchar Reunir
Circundar Discutir Medir Riscar
Citar Dividir Modelar Saltar
Classificar Dramatizar Montar Saltitar
Colaborar Elaborar Multiplicar Separar
Colar Encenar Narrar Simplificar
Coletar Enlaçar Nomear Sintetizar
Colorir Enumerar Operar Solucionar
Combinar Esboçar Organizar Sublinhar
Comentar Escrever Participar Subtrair
Comparar Especificar Pegar Sumariar
Competir Esquematizar Pintar Tabular
Completar Estabelecer Planejar Tocar
Compor Estabel. Comparação Pontuar Tocar
Compor Executar Preparar Traçar
Comunicar-Se Executar Vocalmente Pronunciar Traduzir
Concluir Exemplificar Propor Transformar
Confeccionar Expressar Provar Transformar
Construir Extrair Pular Usar
Construir Falar Racionalizar Verbalizar
Construir Flexionar Reagrupar Verificar


VERBOS QUE PRESTAM A MUITAS INTERPRETAÇÕES.


Abrandar Aproveitar Desfrutar Memorizar
Absorver Capacitar Entender Pensar
Acrescentar Carrear Evidenciar Perceber
Adaptar Compreender Facilitar Praticar bem
Adquirir Conhecer Familiarizar-se Saber
Aperfeiçoar Conscientizar –se Fixar Sociabilizar
Apreciar Cooperar Jogar bem Ter idéia de
Aprender melhor Depreender Melhorar Ter inclinação para
Aprimorar Desenvolver


VERBOS QUE PRESTAM A POUCAS INTERPRETAÇÕES:

Abaixar-Se Definir Ilustrar Puxar
Abrir Deitar-Se Imitar Quadrupedear
Acabar Demonstrar Imitar Qualificar
Acampar Derrubar Impulsionar Questionar
Acompanhar C/ Olhos Derrubar Impulsionar Quicar
Adicionar Descrever Inclinar Rastejar
Adicionar Descrever Inclinar Reagrupar
Agachar-Se Deslizar Inclinar-Se Receber Uma Bola
Agarrar Deslizar Inclinar-Se Recitar
Agarrar Deslocar-Se Indicar Reconhecer
Agarrar-Se Deslocar-Se Iniciar Redigir
Ajoelhar Desobrigar-Se Inspirar Reformular
Ajoelhar Diferenciar Integrar Relacionar
Ajudar Dirigir Intercalar Relaxar
Alternar Discutir Interpretar Remar
Analisar Distinguir Investigar Repetir
Anotar Dividir Ir Resolver
Apalpar Dizer Jogar Responder
Aplicar Dobrar Julgar Rever
Apoiar Dramatizar Juntar Revezar
Apontar Driblar Justificar
Apresentar-Se Elevar-Se Lançar Rolar
Argüir Empregar Lançar-Se Sacar
Arquear-Se Empurrar Ler Saltar
Arrastar-Se Encestar Liderar Seguir
Arrolar Encolher Listar Seguir c/ os Olhos
Atar Encolher-Se Localizar Selecionar
Aumentar Engatar Manipular Separar
Automatizar Engatinhar Marcar Seriar
Autorizar Enumerar Marchar Serpentear
Balançar Equilibrar-Se Medir Sintetizar
Bater Escorregar Mergulhar Soletrar
Bloquear Escrever Modificar Solucionar
Boiar Escutar Mover Subdividir
Bola Esgueirar-Se Movimentar-Se Subir
Cabecear Especificar Mudar Sublinhar
Cair Esquematizar Multiplicar Submeter
Cantar Estender Nadar Subtrair
Chutar Esticar Nivelar Sugerir
Citar Esticar-Se Nomear Suportar
Classificar Examinar Numerar Suspender-Se
Colar Executar Obedecer Sustentar
Colocar Expirar Observar Tirar
Colorir Explanar Obter Tocar
Combinar Explicar Olhar Tomar
Compara Explorar Ordenar Trabalhar
Compartilhar Expor Organizar Tracionar
Competir Expor Ouvir Traduzir
Completar Expressar Parar Transformar
Compor Falar Passear Transpor
Computar Fazer Pedalar Trazer
Concluir Fechar Percorrer Trepar
Conduzir Uma Flexionar Pesar Unir
Construir Flutuar Pesquisar Unir
Contar Formar Pintar Usar
Contrastar Frear Planejar Usar
Converter Galopar Pôr Utilizar
Correr Ganhar Predizer Utilizar
Cortar Generalizar Prender Valsar
Criar Girar Preparar Valsar
Curvar Golpear Prestar Verificar
Dar Grifar Produzir Ziguezaguear
Defender Guardar Pular
Identificar Puxar



VERBOS ADEQUADOS PARA OBJETIVOS IMEDIATOS QUE TENDEM A INDICAR DETERMINADOS DOMÍNIOS:


DOMINIO PSICOMOTOR DOMINIO COGNITIVO DOMINIO SOCIAL DOMINIO AFETIVO
Automatizar Analisar Aceitar Agir Com
Colocar Apontar Ajudar Desempenhar
Correr Aplicar Aplaudir Com
Cortar Avaliar Compartilhar Demonstrar
Demonstrar Citar Competir
Deslocar-Se Combinar Comunicar-Se
Desempenhar Comparar Cooperar
Dramatizar Classificar Contribuir
Driblar Criar Convidar
Equilibrar-Se Distinguir Discutir
Explorar Definir Elogiar
Jogar Dizer Escolher
Quicar Explicar Interagir
Realizar Explorar Permitir
Percorrer Enumerar Participar
Saltar Indicar Saudar
Selecionar
Ordenar
Revisar
Identificar
Compor














CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAIS

01. GERAIS - COGNITIVOS:
Administrar Aprimorar Delegar Fazer Recitar
Afirmar Avaliar Demonstrar Formular Resolver
Analisar Calcular Distinguir Identificar Saber
Aprender Compreender Entender Integrar Transferir
Aplicar Constar Enumerar Interpretar
Apreciar Construir Escrever Propor

02. GERAIS - AFETIVOS
Aceitar Cooperar Gostar Oferecer
Acompanhar Demonstrar Manter Participar
Apreciar Elaborar Mostrar Reconhecer
Completar Escutar Obedecer Ter

03. GERAIS - PSICOMOTORES
Coser Desenhar Executar Operar
Criar Escrever Montar Reparar
Demonstrar

VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS:

1. DOMÍNIO COGNITIVO:
Analisar Avaliar Construir Identificar Resolver
Aprender Compreender Entender Interpretar Sintetizar
Aplicar Conhecer Formular Propor Transferir

2. DOMINIO AFETIVO:
Aceitar Apreciar Demonstrar Gostar Valorizar
Conscientizar

3. DOMINIO SOCIAL:
Aceitar Cooperar Demonstrar Gostar Participar

4. DOMINIO PSICOMOTOR:
Adquirir Aperfeiçoar Desenvolver Demonstrar

OUTROS VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS GERAIS

Acreditar Colaborar Crer Entender
Adquirir Compreender Desenvolver Julgar
Aperfeiçoar Conhecer Disputar Saber
Aprender melhor Cooperar


CLASSIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS


01. ESPECÍFICOS – COGNITIVOS:

Aplicar Converter Esboçar Justificar Relacionar
Autorizar Criar Escrever Listar Relatar
Avaliar Criticar Especificar Manipular Reproduzir
Calcular Defender Exemplificar Modificar Resolver
Categorizar Definir Explicar Mostrar Resumir
Citar Demonstrar Expressar-Se Obter Reorganizar
Classificar Descrever Generalizar Operar Rever
Combinar Diferenciar Identificar Organizar Selecionar
Compilar Discriminar Ilustrar Preparar Separar
Comparar Distinguir Indicar Prover Se Capaz
Compor Dizer Inferir Produzir Subdividir
Concluir Enumerar Interferir Reconstruir Sublimar
Confirmar Enunciar Interpretar Redigir Sumarizar
Contrastar Escolher Inventar Reescrever Utilizar

02. ESPECIFICOS – AFETIVOS

Aderir Dar Felicitar Mostrar Repartir
Ajudar Defender Formar Nomear Replicar
Alistar Descrever Generalizar Ordenar Resolver
Alterar Diferenciar Identificar Organizar Responder
Apresentar Discriminar Iniciar Perguntar Rever
Arranjar Discutir Influenciar Praticar Salientar
Assistir Dizer Integrar Preparar Seguir
Atuar Enumerar Justificar Propor Selecionar
Combinar Escolher Ler Qualificar Sintetizar
Comparar Escrever Localizar Realizar Trabalhar
Completar Executar Manter Recitar Usar
Conformar-Se Estudar Militar Relacionar Verificar
Convidar Explicar Modificar Relatar


03. ESPECIFICOS - PSICOMOTORES

Afiar Criar Fixar Martelar Redigir
Aquecer Desligar Furar Misturar Seguir
Calibrar Edificar Juntar Ouvir Segurar
Colocar Emendar Ligar Pesar Serrar
Compor Enroscar Limpar Prender Usar
Consertar Expressar-se Manipular Pintar Utilizar
Construir
VERBOS ADEQUADOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECIFICOS
COMPORTAMENTAIS E IMEDIATOS

1.Domínio Cognitivo:
Aplicar Confirmar Enumerar Inferir Reescrever
Avaliar Contrastar Enunciar Interpretar Relacionar
Calcular Converter Escrever Inventar Relatar
Categorizar Criar Especificar Justificar Reproduzir
Citar Criticar Exemplificar Listar Resolver
Classificar Defender Explicar Modificar Resumir
Combinar Definir Expressar Organizar Reorganizar
Compilar Descrever Generalizar Preparar Selecionar
Comparar Diferenciar Identificador Produzir Separar
Compor Discriminar Ilustrar Reconstruir Subdividir
concluir distinguir Indicar Redigir Utilizar

2. Domínio Afetivo:
Assumir Alterar Escolher Manter Organizar
Atuar Conformar-se Formar Modificar Responder
apresentar Defender Reconhecer mostrar Seguir
demonstrar Prestar atenção Trabalhar

3. Domínio Social:
Aderir Convidar Formar Mostrar Seguir
Ajudar Dar Influenciar Relacionar-se
Aplaudir Escolher Integrar Repartir Trabalhar
Assumir felicitar manter responder
atuar

4.Domínio Psicomotor:
Colocar Executar Juntar Prender Realizar
Demonstrar Fixar Ligar Segurar Usar
efetuar iniciar manipular trabalhar utilizar


VERBOS PRÓPRIOS PARA EXPRIMIR OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Acentuar Converter Esquematizar Medir Relatar
Adicionar Cooperar Estabelecer Modelar Repartir
Analisar Cooperar Executar Montar Reproduzir
Anotar Correr Experiência Multiplicar Resolver
Argumentar Costurar Expressar Narrar Responder
Armar Criticar Extrair Nomear Resumir
Atribuir Declamar Falar Operar Reunir
Calcular Deduzir Flexionar Participar Riscar
Cantar Definir Formular Pegar Saltar
Caracterizar Demonstrar Generalizar Pintar Saltitar
Circular Descrever Grafar Planejar Separar
Citar Desenhar Grifar Pontuar Simplificar
Classificar Destacar Hipótese Preparar Sintetizar
Colaborar Destacar Identificar Pronunciar Solucionar
Colar Determinar Ilustrar Propor Sublinhar
Coletar Discutir Indicar Reagrupar Tabular
Colorir Dividir Inventar Realizar Tocar
Comentar Dramatizar Juntar Rebater Traçar
Comparação Elaborar Justificar Recordar Traduzir
Comparar Encenar Lançar Recordar Transformar
Competir Enumerar Ler Redigir Usar
Completar Esboçar Listar Reduzir Verbalizar
Construir Escrever Localizar Relacionar Verificar
Contribuir Especificar Manipular

OUTROS VERBOS DE AÇÃO:
Abrir Descrever Ir Puxar
Acabar Desenhar Jogar Questionar
Achar Dirigir Juntar Reagrupar
Adicionar Discriminar Justificar Recitar
Ajudar Dividir Ler Reconhecer
Anotar Dizer Liderar Recordar
Apoiar Dizer Listar Repetir
Apontar Empregar Marcar Resolver
Apontar Empurrar Marchar Reunir
Arguir Envolver Medir Saltar
Arrolar Escolher Medir Seguir
Aumentar Escrever Modificar Selecionar
Bater Escutar Mudar Soletrar
Calcular Especificar Multiplicar Somar
Chutar Esquematizar Nivelar Suar
Colar Estabelecer Nomear Sublinhar
Colocar Etc Observar Submeter
Combinar Evidenciar Obter Subtrair
Compartilhar Examinar Ordenar Suportar
Completar Examinar Parar Tirar
Compor Expor Pesar Tocar
Computar Fazer Pintar Tomar
Construir Fixar Planejar Traduzir
Construir Ganhar Por Transformar
Contar Guardar Preencher Trazer
Criar Ilustrar Preparar
Dar Indicar Prestar
Definir Indicar Produzir
Demonstrar Investigar Provar

VERBOS QUE NÃO DEVEM: ser usados na formulação de objetivos, por não serem verbos de ação, por conseguinte, impróprios:

Apreciar Eficientemente Perceber
Compreender Entender Saber
Conhecer Familiarizar Ter Inclinações
Conscientizar Interessar Tornar Familiar
Desenvolver Compreensão Levar Trabalhar

Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:

Adquirir Apreciar Desenvolver Saber
Aprender Conhecer Entender Sociabilizar
Aperfeiçoar Compreender Melhorar Valorizar



FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS


1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar

2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira

3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes




OBJETIVOS IMEDIATOS

Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão ser capazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno.





EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

• Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
• Adquirir o hábito da prática da atividade física.
• Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
• Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
• Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
• Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
• Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos


EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSI CA

• Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
• Identificar as cores conforme o comando do professor;
• Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
• Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
• Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
• Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
• Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
• Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
• Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
• Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
• Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
• Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
• Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
• Identificar as peças do dominó para completar o jogo
• Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
• Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
• Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
• Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
• Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
• Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
• Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
• Identificar as peças do dominó para completar o jogo
• Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
• Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
• Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
• Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
• Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
• Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
• Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
• Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
• Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
• Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
• Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
• Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
• Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
• Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
• Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
• Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
• Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
• Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios);
• Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
• Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
• Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
• Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
• Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
• Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
• Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
• Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
• Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios

41 comentários:

Anônimo disse...

Muito construtivo esse post.
Muito obrigado pela ajuda.

Patrícia Barbosa

Indo e Voltando disse...

Professora Alzira, me encantei com seu bloger, com a descrição dos conteúdos de forma simples mas descritiva. Obrigado por esse apoio.
Barreto,
Fortaleza, Ceara.
retornandobarreto@hotmail.com

Elaine Silva disse...

Foi de grande ajuda esse post sobre os verbos.Estou montando um projeto de leitura e escrita e me ajudou muito.

Anônimo disse...

Adorei o seu blogger,me foi bastante útil alguns de seus conteúdos.

. disse...

Gostaria de parabenizá-la muitíssimo!
São poucas aquelas que dividem conhecimentos tão úteis!
Parabéns!!!

maristelaskibinski disse...

Nossa, fiquei encantada com seu trabalho. Pois saiba que foi grande ajuda esse post.Obrigada.

Joinville,SC.
maribinski@msn.com

9º Ano do Campão disse...

Agradeço a você que sabiamente fez este blog e com o tema sobre verbos para elaboração do planejamento, me ajudou muito.
Parabéns
Zoraide L. Moura
zoraide.moura@gmail.com

Anônimo disse...

Professora, vc está de parabéns, seu blog está muito bem elaborado, e essa relação de verbos me ajudou bastante, também leciono e estava a procura de alguns verbos. Obg. Abraços. Ronaldo Dias
ronal-dias@hotmail.com

Fátima Gonzaga disse...

Muito bom esse conteúdo.Simplesmente maravilhoso.Vai ajudar muito no meu trabalho como Coordenadora Pedagógica.Valeu.Abraços!

Anônimo disse...

Desde já Obrigado por este Post, realmente os professores no Brasil, não guardam só a sabedoria só para eles.....

Cumprimentos, do país irmão


A.F.S.Soares

Escola Municipal Professora Maria Izabel Siqueira Santos disse...

Não poderia deixar de parabenizá-la pelo importante trabalho a serviço dos que, como você, pretendem conduzir muitos a um futuro melhor. Obrigada e Parabéns, mesmo!

Escola Municipal Professora Maria Izabel Siqueira Santos disse...

Parabéns pelo belo trabalho!

Anônimo disse...

Professora Alzira,

Parabéns por contribuir para a democratização do conhecimento e tornar o mundo um pouco melhor.Pois como dizia Freire,"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".




Escola M. Nossa Senhora Aparecida
Weliton Marques
Professor do 3º ano
Irecê bahia

Silvana disse...

Amei seu blog, é tudo muito lindo e útil, obrigada pela valiosa ajuda.
Silvana
Esteio/RS

Anônimo disse...

hOlá pessoal este Blog é mesmo muito útil.Gostei e sempre que precisar estarei aqui, bjs

guimar disse...

parabens, estava procurando um material como o seu para elaborar meu plano de aula que apresentarei para uma bancada no proximo mês, vc me ajudou bastante continue assim. que Deus te ilumine cada dia mais.
guimar

Caroline Cardoso disse...

Bom dia, Alzira.
Gostaria de saber a fonte bibliográfica dessas informações.

Um abraço! :)

krika disse...

Uau...amei esta postagem metologica,vou levando.....

Profª Fátima Carvalho disse...

Adorei a dica, você está de parabéns! O blog é muito construtivo!!
Vitória -ES

Profª Fátima Carvalho disse...

Parabéns pelo blog!!
Vitória-ES

Anônimo disse...

Excelente material. Ajudou-me bastante a dirimir algumas dúvidas imediatas. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Excelente material. Ajudou-me bastante a dirimir algumas dúvidas imediatas. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

A.C.S.
Muito bom esse assunto, é uma tese bem estudada e elaborada, os professores em começo de carreia e os estudantes na área de educação agradece.
Parabéns!!

Unknown disse...

Oi, me tira uma dúvida! Possibilitar a interação entre as crianças, pode ser usado como objetivo especifico?

Anônimo disse...

Muito Bom , agredeço pela a ajuda

Anônimo disse...

Sou Nival Calmon, professor de História. Moro em Seabra, Bahi. Quero parabenizar o blog por propiciar aprendizagens significativas. Eu aprofundei bastante a minha capacidade de elaborar objetivos. Agradeço muito!

Rejane disse...

Adorei o post sobre os Verbos para os objetivos.. sempre tenho dúvidas a respeito de qual verbo usar na hora de planejar as aulas.. Valeu!!

FAZENDO ARTE disse...

Parabéns, adorei o blog!

A VIDA É UMA CONSTANTE APRENDIZAGEM X ENSINAGEM disse...

É o conhecimento ascensível a todos, parabéns pelo trabalho e divulgação.

Anônimo disse...

otimo

Blog do Tio Dado disse...

muito bom

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, muito bom. Excelente!

Anônimo disse...

Parabéns professora.
Em toda minha vida acadêmica nunca vi este conteúdo tão bem explicado. De hoje em diante não farei mas confusão na hora de elaborar objetivos. Excelente!

Érica disse...

Prezada professora,
Por acaso foi você quem elaborou o conteúdo postado? Presumo que não, pois encontrei o mesmo conteúdo em vários blogs.
Lamentável que a senhora não tenha colocado a fonte do conteúdo. Principalmente por tal prática vir de uma professora.
Ah... corrija o tempo verbal empregado no início do post: "as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância", o correto seria as escolhas adequadas do verbo são...
Um abraço!

Anônimo disse...

Érica, você é tão desnecessária...

Unknown disse...

Parabens muito bom...

Hugo disse...

Gostei muito do conteúdo elaborado pela Professora Alzira. Mas, fico com um pequena inquietação relativamente as fontes bibliográficas das quais foram extraídas as classificação aqui apresentadas.
Agradecia muito a sua ajuda neste sentido Professora

Unknown disse...

Jesus Machado
Olha é muito bom num mundo corrido como o nosso, encontrar você com um trabalho maravilhoso, completo onde sana todas as dúvidas. obrigada por contribuir no meu trabalho diário.Parabéns.

Unknown disse...

Foi de grande ajuda a exposição desse material.

Unknown disse...

Amei as dicas.

BRAINSTORM: Mulheres na Educação disse...

Ótimas dicas ...só uma coisa Tive uma professora de didática que dizia que o verbo reconhecer geral também

Poderá Gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...