Páginas

Muito obrigada por visitar este espaço!Eu, Professora Alzira, agradeço muito a sua visita!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Aula de arte visual (Portal do Professor)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender nestas aulas que é possível aliar dois tipos de arte em uma mesma atividade, no caso, a arte das palavras, por meio de um gênero narrativo – fábula com a arte visual por meio de desenhos que eles mesmos confeccionarão.
Duração das atividades
Aproximadamente 150 minutos, 3 (Três) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados com os alunos para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou aparelho de rádio, uma vez que o Recurso pode ser salvo em CD e transmitido por rádio;
- Desenvolvimento de uma atividade ligada à área das Artes. Para tanto, serão necessários alguns materiais, que estão elencados no item “Recursos Complementares”.

Motivação:
O professor deverá apresentar a seguinte música aos alunos (Fig. 1):

Polegares, polegares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Indicadores, indicadores
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Dedos médios, dedos médios
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Anulares, anulares
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Dedos mínimos, dedos mínimos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão

Polegares, indicadores, dedos médios
Anulares, dedos mínimos, todos os dedos

Todos os dedos, todos os dedos
Onde estão
Aqui estão
Eles se saúdam
Eles se saúdam
E se vão
E se vão


Referência:
Disponível em: http://vagalume.uol.com.br/temas-diversos/dedinhos.html Acesso em: 06. Maio. 2009.




Figura 1 - Imagem de polegares.

Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibkNTtVGPOil0a_p8PCylE1Eq1QK-PJxf1fb1umOfmsLc5slziNTQgFK6VZyZeH9hPyPgT9ab8V0r3Ki7U8frSWH6T47WFz2sIznB2APzC6r8Qo8qyNshOgarl1h3mUzi9_46YwMUFiNw/s320/27-02-08_155625.jpg Acesso em: 14. Maio. 2009.

Após apresentar a música o professor deverá dizer aos alunos que eles aprenderão nestas aulas como utilizar os dedinhos para fazer Arte Gráfica.

Atividade 1
Neste momento o professor deverá apresentar o Recurso aos alunos, lhes pedindo muito silêncio e atenção, pois o mesmo apresentará uma fábula, e depois de ouvi-la farão desenhos sobre esta.


O Recurso é um áudio; episódio do programa “Categorias Literárias” exibido pela Biblioteca Virtual dos Estudantes de Língua Portuguesa - BibVirt, que apresenta a "Fábula", uma modalidade de gênero narrativo. Aborda suas características e referências literárias. Além disso, o recurso descreve a fábula "A Cigarra e a Formiga". Tem a duração aproximada de 5 (Cinco minutos). O Recurso é um áudio e tem o objetivo de despertar no aluno o interesse pela leitura e incitar a sede de conhecimento.

Recurso:


Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias]


Link do Recurso no site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9814/fabulas_parte1.mp3



Atividade 2

Após ouvirem a fábula, é importante que o professor converse com os alunos sobre a mesma, para saber o que acharam, se gostaram, se entenderam e o que entenderam. Para tanto o professor poderá fazer algumas perguntas norteadoras para a discussão:

- Vocês gostaram da história (fábula)?

- Quem são os personagens da fábula?

- O que entenderam?

É importante que o professor diga que este é mais um dos tipos de textos existentes e que, por isso, é importante que o conheçam! Neste momento poderá instigá-los a visitarem com maior frequência a biblioteca da escola para pegar alguns livros e levar em suas casas para fazerem leituras!



Atividade 3
Após a discussão sobre a fábula o professor deverá convidar os alunos a fazerem uma atividade, muito divertida ligada à área das Artes. É importante que os alunos façam esta atividade tentando representar de alguma forma, a fábula que conheceram por meio do Recurso apresentado. Ou seja, a interpretação da fábula poderá ser traduzida em desenhos.
Os alunos utilizarão seus próprios dedos para fazerem seus desenhos. Abaixo se encontram alguns exemplos (Fig. 1) de desenhos, feitos com esta técnica:
É importante ressaltar que com esta atividade, muitos aspectos estarão sendo trabalhados com alunos, como, por exemplo: criatividade, coordenação motora fina, habilidades artísticas e a interpretação de texto, uma vez que uma fábula é um texto!




Figura 1 – Imagem de desenhos feitos através da técnica dos dedinhos


Atividade 4
Para desenvolver esta técnica será preciso que:

1. A criança aperte seu dedo sobre uma almofada de carimbo ou então que pinte o dedo com tinta aquarela em um pincel.






Figura 2 – Imagem do dedo sobre a almofada de carimbo


2. Depois é preciso que a criança pressione seu dedo sobre um papel.






Figura 3 – Imagem do dedo com tinta sobre o papel

3. Depois de ter esperado um tempo para deixar secar a tinta, o desenho poderá ser feito!





Figura 4 – Imagem de um desenho feito com a técnica dos dedinhos

Abaixo se encontram mais exemplos (Figs. 5, 6 e 7) de desenhos que poderão ser feitos pelos alunos, inclusive há um exemplo de como fazer formigas; animal que aparece na fábula!






Figura 5 - Imagem de animais





Figura 6 - Imagem de flores e insetos





Figura 7 - Desenhos variados

Referência:
EMBERLY, E.R. Desenhando com os dedos. Tradução: Shirley Aparecida de Souza. 1ª Ed. São Paulo: Editora Panda, 2004.


Sugestão:
Sugerimos que o professor proponha aos alunos que escrevam suas próprias fábulas e façam desenhos sobre ela. Assim, trabalharão com a escrita de textos.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fábulas: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio

Recursos Complementares
Papéis, tinta aquarela de diversas cores, almofada de carimbo e/ou pincel, lápis de cor preto.
Avaliação
Os alunos poderão ser avaliados em todos os momentos das aulas, pois é importante que prestem atenção em todas as atividades propostas, pois cada uma delas busca trabalhar uma competência diferente. A interpretação de texto, (a fábula) poderá ser avaliada por meio da atividade prática de Artes. É importante que o professor esteja atento para perceber se os alunos entenderam o que a fábula trazida no Recurso aborda e se entenderam que a atividade de Artes proposta é importante para eles, e não apenas uma simples brincadeira! Opinião de quem acessou
Quatro estrelas 3 classificações

Excelente Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
Ótimo Quatro estrelas 2/3 - 66,67%
Bom Três estrelas 0/3 - 0%
Regular Duas estrelas 0/3 - 0%
Ruim Uma estrela 0/3 - 0%
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!


Opiniões
Elisandra, EM MARIA VIEIRA BARBOSA , Minas Gerais - disse:
elisandraps@hotmail.com Quatro estrelas
Gostaria de parabenizar os autores deste projeto. Será bastante útil para trabalhar até mesmo com crianças do Fundamental Final, afinal, trabalhar estas habilidades é sempre importante para um bom desenvolvimento cognitivo e motor de nossos alunos, que precisam tanto!... Abraços Elis


--------------------------------------------------------------------------------

Elizabete Moraes, EE Antonio João , Mato Grosso do Sul - disse:
Elizabetesouza1959@bol.com.br Quatro estrelas
Atividade simples, mas, que vai despertar a curiosidade dos alunos.


--------------------------------------------------------------------------------

Deloize Lorenzet, COLÉGIO ESTADUAL DIVINO MESTRE , Rio Grande do Sul - disse:
deloizelorenzet@ibest.com.br Cinco estrelas
PARABÉNS!!! ACHEI MUITO CRIATIVA ESTA AULA POIS VALORIZA A DIGITAL DE CADA ALUNO, NADA MAIS PESSOAL, INDIVIDUAL, QUE REALMENTE IDENTIFICA AS ESPECIFICIDADES. CRIANÇAS GOSTAM DE COLORIDO, DINAMISMO, VIDA, ESTE PROJETO DE AULA RESGATA TODOS ESTES ENFOQUES. AGRADEÇO POR PARTILHAR IDEIAS TÃO SIGINIFICATIVAS. ABRAÇOS


--------------------------------------------------------------------------------

Classifique Nenhuma nota foi selecionada.
Nome E-mail Opinião
O campo deve conter até 500 caracteres País --Selecione-- Afeganistão África do Sul Albânia Alemanha Angola Arábia Saudita Argentina Armênia Aruba Austrália Áustria Azerbaijão Azores Bahamas Bangladesh Barbados Bélgica Benin Bermuda Bolívia Bósnia e Herzegovina Brasil Bulgária Camarões Camboja Canadá Chile China Colômbia Congo Coréia Coréia do Sul Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba Dinamarca Egito El Salvador Equador Eslováquia Eslovénia Espanha Estados Unidos Estônia Etiópia Filipinas Finlândia França Gabão Gâmbia Gana Gibraltar Grécia Guatemala Guiana Guiana francesa Guine Guine Bissau Haiti Honduras Hong-Kong Hungria Ilhas Cayman Ilhas Falkland Ilhas Virgens Índia Indonésia Inglaterra Irã Iraque Israel Itália Iugoslávia Jamaica Japão Kasaquistão Kuwait Laos Líbano Líbia Lituânia Luxemburgo Macau Macedônia Madagascar Malásia Mali Malta Marrocos Martinica Mauari Mauritânia México Micronésia Moçambique Moldova Mônaco Mongólia Namíbia Nepal Nicarágua Nigéria Noruega Nova Zelândia Oman Holanda Panamá Papua Nova Guine Paquistão Paraguai Peru Polinésia Francesa Polônia Porto Rico Portugal Qatar Quênia República da África Central República Dominicana Romênia Ruanda Rússia Senegal Sérvia Sierra Leone Singapura Síria Somália Sudão Suécia Suíça Suriname Tailândia Taiwan Tanzânia Tchechoslovaquia Trinidad e Tobago Tunísia Turquia Ucrânia Uganda União dos Emirados Árabes Uruguai Venezuela Vietnã Zaire Zâmbia Zimbabwe Outros Países Unidade Federativa --Selecione-- Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins Município --Selecione-- Nome Instituição Fim do Conteúdo Início do Menu
Espaço da Aula
Sugestões de aula Criar aula Minhas aulas Orientações Jornal do Professor
Recursos Educacionais
Cursos e Materiais
Interação e Colaboração
Links
Final do Menu Navegação

Nenhum comentário:

Poderá Gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...